sexta-feira, 30 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eternamente em nossos corações...



Nossa família perdeu alguém, que era verdadeiramente um amigo, que tinha por mim a maior admiração e respeito, que sempre nos aconselhou, que sempre nos defendeu, que tratava a todos sempre com alegria, e com quem todos gostavam de conversar, e que tinha pelo seus netos um amor tão especial.



Silenciosamente, senti uma imensa pena por não ter aproveitado mais a presença desse homem para dizer tudo que gostaria. O que me faz lembrar uma canção que diz: “Podia ter conversado mais! Visitado mais! Passeado mais!”



Assim, o grande homem seguiu o seu destino pela estrada misteriosa rumo à eternidade. Com certeza, ele, ali no silêncio que marca toda passagem, sentiu o quanto era querido e amado por todos.



Adeus não, até logo mais, porque todos nós estamos na mesma fila, única e irreversível, não trocamos de lugar, não negociamos o tempo. Tudo está determinado pelo poder maior de Deus.


Mas, enfim, aqui fica um simples adeus ao amigo e sogro Sebastião Mineiro, só para dizer que seu nome está marcado para sempre nas esquinas de amigos de Taquarituba, e nos corações de todos os filhos, familiares de Minas Gerais e amigos do sul do país.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sociedade taquaritubense é representada na CONAE em Brasília.


A sociedade taquaritubense foi representada pelo Prof. Odair ( E.E. José Penna e Colégio Objetivo) e Rosangela (APAE) na Coferência Nacional de Educação na Cidade de Brasília, de 28 de março a 01 de Abril de 2010. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Os assuntos debatidos na CONAE foram divididos em seis grandes grupos. O eixo 1 tratou de questões ligadas ao papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional. O eixo 2 debateu a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; o eixo 3, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. A formação e valorização dos profissionais da educação foi tema do eixo 4. Os eixos 5 e 6 se referiram, respectivamente, ao financiamento da educação e controle social e à justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
No debate o senador Cristovam Buarque falou do grande marco histórico da CONAE. “Temos que buscar as nossas conquistas com competência e dedicação, pois estamos traçando o Plano Nacional de Educação para a próxima década, revolucionar a educação, e só através da ação do professorado é que vamos garantir uma educação de qualidade". Já o professor Dermeval Saviani- Professor da Unicamp e Coordenador-Geral do HISTEDBR falou que a formação de uma plano de educação com exigência para suas características próprias e um investimento maior do PIB na educação (questão do pré-sal).

Foram cinco dias de debates discutindo a educação desse país, com a participação de professores, pais, alunos e políticos para uma educação cada fez mais dinâmica voltada para uma aprendizagem de qualidade. O Prof. Odair disse que tem clareza, tudo que discutido na etapa municipal em Taquarituba foi aqui bem representada em Brasília. “Espero com o término desse documento teremos o melhor Plano Nacional de Educação, e que partir desse momento temos que acompanha a prática de todo o conteúdo formulado, e cobrar do Congresso e Senado Nacional, para aprovar o Plano Nacional da Educação( PNE) em relação aos parâmetros da CONAE.
Um agradecimento especial a secretaria de educação Maria da Graças Daemom e aos professores pelo apoio e confiança na nossa representação na CONAE.