sábado, 30 de outubro de 2010

Uma obra histórica sobre Taquarituba e seu povo...


Após muitos anos de estudos e de coleta de dados e material histórico, bem como do apanhado de inúmeros depoimentos pessoais de vários ilustres cidadãos de nossa cidade. Um grande iniciativa do Sr. João Francisco Gabriel, que procurou mostrar nada mais do que o desejo de relegar à atual geração e também aos pósteros a verdadeira historiografia da nossa terra e do nosso povo, no exemplo maior deixado pelos nossos antepassados. Não deixe de ler, um grande livro que mostra o passado de nossa cidade, eu faço parte do presente, mas como  é bom conhecer a história de um lugar que você vive, defende e ama.

"...o loca passara a ficar famoso e daí para frente, sempre que vinham para estas "bandas" pescar, procuravam todos pelo "poço das formiguinhas" no rio Taquary..."

Uma jovem represetará a nossa cidade na Assembleia Legislativa...

 
 Dentre os 94 projetos selecionados para a edição deste ano, 60 são de autoria de alunos da rede estadual, de escolas da Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral e um deles da E.E. José Penna (Alessandra de Castilho Veiga Queiroz - 7ªSérie A. Eu Odair, Alessandra e sua mãe estaremos nos dias 04 e 05 de Novembro na Assembleia Legislativa representando Taquarituba e região na discussão de projetos para o nosso estado, que é somento uma passo para mudar a imagem que a sociedade tem da política. Pois, a imagem que os brasileiros têm dos políticos não é das melhores, principalmente pelos recorrentes escândalos e pela avalanche de denúncias diárias reproduzidas pelos meios de comunicação. Por isso, é comum que a maioria da população opte pela apatia e a minoria pela organização com o intuito de tentar mudar o que está errado. A situação é preocupante, ainda mais se analisarmos como os jovens enxergam a política. Afinal, a juventude de hoje é a peça-chave para criar uma sociedade melhor no futuro. O Projeto Jovem Paulita é um excelente meio de conscientização desde cedo do jovem, e esse jovem leva para casa a verdadeira política do social. Portanto, é preciso participação efetiva, mostrar trabalho, mobilizar, pois apenas criticar não basta. É necessário que os jovens participem mais da gestão do seu município, realizem ações coletivas no bairro e ensinem a outras pessoas das responsabilidades pelo que acontece na esfera pública. Isso já é um grande começo. O que não podemos é ficar de braços cruzados. Enfim, os escândalos políticos não podem produzir uma juventude apática e cética. Os jovens devem perceber que a política pode ser aperfeiçoada pela participação efetiva e que os valores éticos e morais devem ser repassados para todas as gerações. Somente assim conseguiremos mudar o rumo do nosso país chamado Brasil.

Uma história, uma luta, uma vida... ( leia e assista)

Na garupa de uma moto, rumo à desconhecida América, este é o retrato exato do momento em que começa a se formar um mito. E, ao mesmo tempo que descobrimos indícios do grande revolucionário que iria se revelar, lemos o relato de um jovem como qualquer um de nós: pé na estrada, mochila carregada de sonhos. Logo após a viagem o argentino Ernesto Che Guevara muda o modo de pensar a sociedade e seu dominantes.
“ A pessoa que está agora reorganizando e polindo estas mesmas notas, eu, não sou mais eu, pelo menos não sou o mesmo que era antes. Esse vagar sem rumo pelos caminhos de nossa Maiúscula América me transformou mais do que eu me dei conta. A menos que você conheça as paisagens que eu fotografei em meu diário, será obrigado a aceitar minha versão delas. Agora, eu o deixo em companhia de mim, do homem que eu era..." E um outro livro que mostra uma riqueza imensa sobre o grande heroi dos oprimidos, dos proletariados e das pessoas que buscam a verdade numa sociedade atual capitalista e cheia de interesses. Um biografia escrita por uma pessoa, mas que só pode ser feita através da colaboração de outras pessoas.
Um projeto, que se estendeu por cinco anos, um livro que Jon Lee Anderson escreveu e sua única lealdade vai para o próprio Che Guevara, ele percebeu como a verdade de Che era tão concreta. Dois livros excelentes e um filme que não podemos deixar de ler e assistir. E ai, vamos entender a nossa sociedade.

E foi assim que aconteceu, Ernesto e seu amigo caminharam nas trilha dos "conquistadores", mas enquanto estes últimos tinham sede de conquista, os dois primeiros seguiram com um propósito bem diferente... Quando as coisas não estão bem temos que trihar o caminho dos novos "conquistadores" e caminhos diferentes...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aluna do “José Penna” é eleita deputada mirim, e representará Taquarituba na Assembleia Legislativa.

Nas aulas de Geografia (Prof. Odair) e História (Profª Luciana), os alunos da 7ª Série e 8ª Série participaram do projeto Parlamento Jovem Paulista, que foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo principal de possibilitar aos nossos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Os alunos debateram as formas de governo e analisaram as propostas dos candidatos que fizeram campanha em nossa cidade, e aprenderam a elaborar um projeto de lei em beneficio a sociedade. Entre os ótimos projetos  elaborados, um deles foi escolhido e enviado para a Assembleia Legislativa em São Paulo. Depois do analise dos deputados, o projeto de lei da Aluna Alessandra (7ª Série A), representando o Partido da Cultura foi escolhido para apreciação  e a aluna Alessandra foi eleita deputada mirim para representar a escola “José Penna” e a cidade de Taquarituba nos dias 04 e 05 de Novembro em São Paulo. Veja o cronograma da nossa deputada mirim:

PROGRAMA

Dia 4/11/10 (quinta-feira)

• 10 às 11 h: credenciamento no Hotel

• 12 h: almoço para os deputados jovens e seus acompanhantes, no Hotel.

• 14:00 h: recepção na Assembleia Legislativa pelo Presidente e deputados estaduais; e palestra –aula sobre o funcionamento do Parlamento Jovem Paulista para os deputados jovens, entre outras atividades.

• 21:00 h: reunião da Equipe de Apoio com os Deputados Jovens, no auditório do hotel, para formação das 3 chapas candidatas à Mesa Diretora.

Dia 5/11/10 (sexta-feira)

• 9:30 h as 19:00 h - início da Sessão Plenária, com posse e diplomação dos Parlamentares Jovens e apresentação de cada projeto e votação por bloco partidário.
Alessandra 7ª Série A - Deputada Mirim (Partido da Cultura)

Os alunos da 7ª estão contentes pela escolha da nossa deputada mirim.

Parabéns Alexandra pelo seu Projeto de lei, por ser a nossa deputada mirim, que irá representar a nossa escola e os cidadãos taquaritubenses. Parabéns professores da E.E. “José Penna” pela contribuição da formação das habilidades e competências da aluna Alessandra. Parabéns aos pais pela formação e a educação da nossa deputada eleita, e por fim a direção e coordenação da escola “José Penna” pelo apoio aos projetos desenvolvidos no dia-dia da sociedade escolar