sábado, 13 de novembro de 2010

Projeto Parlamento Jovem Paulista - Pensar a política corretamente

         Vivemos em uma sociedade descrete das ações de nossos representantes no Legislativo.
Alessandra (Dep.Mirim), Célia Leão (PSDB) e Odair
Pois uma minoria não representa os cidadãos eleitores em uma sociedade ativa e ao mesmo com medo de participar das decisões da política construtiva. Pensando em levar conhecimento e esclarecer o jovem o Parlamento Jovem Paulista propõe a vivência do processo democrático, mediante participação de estudantes em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Que possibilita o estudante das escolas públicas e privadas o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse e investidura em mandato legislativo. Também propiciar aos jovens estudantes a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na ALESP, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a representação política.
          O Programa foi instituído pela Assembleia
Deputada Alessandra dfendendo seu projeto
Legislativa com o objetivo de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Estado a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar. Para elaborar os projetos, os estudantes tiveram que escolher um entre 12 partidos temáticos, que contemplam as áreas de Cultura, Educação, Natureza, Agricultura, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Habitação, Esporte, Juventude, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. A partir do tema, desenvolveram propostas de melhoria para cada área, em forma de projetos de lei que deverão ser publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo após apreciação na sessão especial. São apreciados 94 projetos, que equivalem ao número de parlamentares em exercício na Assembleia Legislativa de São Paulo.

         Nos dois dias, eu (Prof. Odair) e a deputada mirim Alessandra observamos durante os trabalhos, a diversidade partidária do Poder Legislativo e a importância de exercermos nosso poder de cidadãos participativos no processo eleitoral.

Prof. Odair, Alessandra (Dep.Mirim) e Edson (Rádio Regional)


Nenhum comentário:

Postar um comentário