Meus amigos o Natal está chegando e 2014 se
aproxima para uma nova jornada. O ano de 2013 está ficando para traz, e posso
falar que aprendi muito com muitos. Decisões eu tomei em minha vida
profissional, com sentimentos de perda e
aperto no coração. Mas ganhei muito com novos amigos, e que já fazem parte do
grupo dos velhos amigos. Enfim, aprendi muito com todos: Gestores, professores,
funcionários, alunos e com todos os outros profissionais de nossa cidade. Como
agente público (vereador) procurei sempre representar bem na individualidade e coletividade
a nossa população (registros no meu blog). E FINALMENTE, 2013 foi o ano que
aumentou ainda mais o meu amor pela minha família. Desejo a todos, um FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO cheio de SAÚDE,
PAZ, AMIZADE E TRABALHO. E que DEUS abençõe
cada um de vocês.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Informações da assessoria do Executivo - TAQUARITUBA RECEBEU MOTONIVELADORA
Taquarituba está incluída dentre
as cidades que receberão uma motoniveladora zero quilometro através do Programa
PAC 2 do Governo Federal. No último dia 16 de dezembro na cidade de Campina do Monte
Alegre. O Prefeito Miderson e demais prefeitos da região estiveram naquele
município assinando o convênio e recebendo a motoniveladora. Esse
equipamento auxiliará muito Taquarituba assim como os demais municípios com
menos de 50.000 habitantes, pois os mesmos não possuem condições financeiras
para adquirir um equipamento tão caro. Já
foi entregue uma pá carregadeira dentro desse mesmo programa que agora é
completado pelo Governo Federal. Dois
operadores já estiveram em Campina do Monte Alegre nos dias 10 e 11 de dezembro
recebendo treinamento para operar o equipamento tirando dele a maior eficiência
possível e aprendendo a conservação e manutenção da motoniveladora.
Informações que recebi do Executivo - DR. MIDERSON ASSINA CONVÊNIO PARA MAIS 116 CASAS EM TAQUARITUBA
Na
terça feira – 10 de dezembro, Dr. Miderson esteve na Secretaria da Habitação em São Paulo para assinar
convênio para a construção de mais 116 casas populares em Taquarituba
juntamente dom o Presidente da CDHU José Milton Dallari Soares e o Diretor de
Planejamento Américo Calandriello Junior.
300
casas já estão em estagio avançado de construção com previsão de entrega no
primeiro semestre de 2014. Como o terreno adquirido pela prefeitura tinha 416
lotes, o Prefeito Miderson conseguiu com o Governado Geraldo Alckmin que fosse
complementado o número de casas a fim de usar todos os lotes disponíveis.
O
próximo passo agora será a autorização da Secretaria da Habitação para que a
abertura o processo licitatório.
Com
a liberação dessas casas a administração municipal contabiliza a construção de
476 casas em Taquarituba sendo 416 pela CDHU e 60 pelo programa Minha Casa
Minha Vida; é o maior número de casas construídas por uma mesma administração
na história de Taquarituba.
Dessa
forma o déficit habitacional de Taquarituba será diminuído bastante pois
teremos mais 416 famílias adquirindo casa própria que é o sonho de grande parte
da população brasileira.
As
casas terão 56m² de área construída e contará com dois quartos, sala, cozinha,
banheiro e área de serviço e a obra está avaliada em R$ 8.779.237,12.
sábado, 14 de dezembro de 2013
Esporte é a melhor maneira de prevenção contra drogas e doenças e unir pessoas. E Taquarituba está no caminho certo.
O esporte quando bem empregado na formação de nossas crianças ajuda e muito o desenvolvimento em nossos jovens. E os benefícios são muitos: Ingressar a criança na sociedade; seguir regras, superar a timidez, mais colaboradores e menos individualistas; respeitar que sabe mais que elas, ensina ter responsabilidades e muito mais que poderia citar aqui. Então sabemos que o caminho é o esporte, e por tudo isso parabenizo como professor a comissão de esportes de Taquarituba pela dedicação, profissionalismo e realizações no ano de 2013. Podendo citar além dos treinamentos, que não é fácil trazer todos para o campo, pois a juventude hoje tem tantos atrativos(games) em contra mão, mas a persistência no esporte vence, participação em regionais, amistosos, campeonatos municipais, grande participação nos jogos regionais e já prata da casa o Bom de Bola Bom de Escola que um sucesso, e muito mais. Por tudo isso, quero agradecer as pessoas responsáveis pelo sucesso da garotada. Os "xerifes" diretamente pelo sucesso de 2013: Bilo, Wilson, Lucão e Carlos Castilho(gordo). E o coordenador de esportes Carlos Augusto. Vocês foram responsáveis em contribuir para um caminho mais seguro na vida desses jovens. Parabéns.
Projeto de Lei Nº 20, de 30 de Setembro de 2013 - Autoriza prefeito conceder auxílios e subvenções sociais...
Atividade de Sensibilização Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores
Estamos discutindo o Plano Municipal de Educação (PME) que é um instrumento de planejamento decenal da educação municipal, em consonância com a LEI FEDERAL Nº10.172/2001. Sendo instituído por meio de lei municipal é essencial que o vereadores, responsáveis diretos por sua aprovação, conheçam o processo de elaboração do PME que está sendo construído de forma participativa no município de Taquarituba.
Um encontro realizado com as professoras Fátima do Carmo Silva Galvanin ( Pós-Graduada em Gestão Educacional e licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília, e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Jacarezinho) e Magali de Cássia Camargo da Silva, (Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada de Ourinhos e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de santa Cruz do Rio Pardo) com parcerias CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira), AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto do Paranapanema) e Fundação Konrad Adenauer na Coordenadoria Municipal de Taquarituba, juntamente com a coordenadora Graça, Professor Odair e Dona Lena e representantes das cidades vizinhas. Um encontro de caráter teórico-prático privilegiando as metodologias participativas, envolvendo conversas, apresentações e elaboração de projetos.
Objetivo Principal - Programa para os vereadores e também o que já está deliberado como parte dos Planos Municipais da Educação, já que são eles que transformarão o Plano em lei.
Indicação 149/13 ao Senhor Prefeito Municipal (Prof.Odair e D. Lena)
Ouvimos reclamações dos moradores que relataram um acidente no local e possibilidades de novos acidentes na Rua Pedro Nunes de Almeida no sentido Vila Santa Virginia-Centro até a Rua 1º de Maio devido a má conservação acostamento e falta de calçadas.
Projeto de lei Nº 04/2013 - 01 de Outubro de 2013
O projeto- "PROÍBE A COLOCAÇÃO DE PELÍCULAS (INSULFILM) NOS VIDROS DOS VEÍCULOS DESTINADOS AO TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TAQUARITUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
JUSTIFICATIVA: Garantir segurança e coibir atos de violência contra a crianças e adolescentes e facilitar a fiscalização dos agentes do trânsito.
Meu Voto: Não
Minha justificativa: A justificativa do projeto não é ruin, só com a retirada do INSULFILM teríamos mais pontos negativos, como: Crianças mais expostas aos raios solares, pois sabemos que a película (INSULFIM) protege a pele do sol em 99% dos raios solares; Ajuda a manter a temperatura ambiente, principalmente no verão e ainda é um reforço ao vidro de 18 vezes a mais, e em caso de impacto protege de estilhaços. E em relação a fiscalização de lotação e violência: O maior fiscalizador são os responsáveis pelas crianças quando reclamam e devem procurar as autoridades competentes; nós os vereadores devemos estar sempre fiscalizando na frente das escolas o número de alunos que cada veículo carrega e até mesmos blits da PM. Também questionei em paralelo uma atenção maior a LEI Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro) que rigorosamente exigi muita coisa do transporte escolar como relatado no art 329 - Os condutores dos veículos que tratam os arts 135 e 136, para exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estrupo e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização. Então vamos ser rigorosos com a lei. E ainda o CONTRAN tem sua especificações para delimitação a porcentagem de luminosidade mínima de cada veiculo a nível nacional (Resolução 254 de 2007). Também não foi especificado só no transporte municipal ou também das escolas particulares. Lembrando que a maioria do transporte escolar tem monitores. Então encontrei muito mais pontos positivos em permanecer no transporte escolar com INSULFILM de acordo com o CONTRAN. Por tudo isso votei NÃO
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
População do Sudoeste do Estado discute Orçamento estadual 2014
Participantes da audiência em Itapeva elegeram o tema educação primordial para a região. (Da Redação: Marisa Mello Fotos: Roberto Navarro).
Informações completas no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=339514
A população de Itapeva e região compareceu nesta quinta-feira, 7/11, na Câmara de Itapeva, para debater com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento o Projeto de Lei 686/2013, que trata do Orçamento estadual 2014. Ao longo da audiência, os participantes escolheram o tema educação, seguido de saúde e agricultura como primordiais para o Sudoeste paulista.
Na oportunidade foi entregue um ofício para o Deputado Dr. Ulisses para reivindicar uma maior atenção por parte da operadora VIVO para que estude a possibilidade de ampliar urgentemente o número de linhas fixas em nossos bairros principalmente no NOVO CENTRO. E em outro ofício para que ele interceda junto a operadora VIVO em favor da população taquaritubense, para que seja implantada as redes 3 G em nosso município, uma vez que nosso estado tem esta prerrogativa. ( vereadores: Prof.Odair, Drª Marli e Dona Lena).
Informações completas no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=339514
A população de Itapeva e região compareceu nesta quinta-feira, 7/11, na Câmara de Itapeva, para debater com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento o Projeto de Lei 686/2013, que trata do Orçamento estadual 2014. Ao longo da audiência, os participantes escolheram o tema educação, seguido de saúde e agricultura como primordiais para o Sudoeste paulista.
Prof.Odair (PV), Dr. Ulisses (Deputado PV) e Dona Lena (PSDB) |
Trecho da reportagem da ALESP - Armando Martins é vereador em Itaí. Disse que a região é uma das mais carentes do Estado, conhecida como ramal da fome. "Tudo o que puder ser destinado para Itapeva e cidades da região é muito bem vindo." Propôs emenda para melhorias na SP-255. De Itararé, o vereador Laércio Amado, também falou da SP-255, que conta com frente parlamentar na Assembleia em defesa da duplicação, pedindo atenção para as vicinais da região. Vereador de Taquarituba, Odair Oliveira, reforçou o pedido para a duplicação da SP-255. Destacou a importância de recursos para o segmento da educação.
Na oportunidade foi entregue um ofício para o Deputado Dr. Ulisses para reivindicar uma maior atenção por parte da operadora VIVO para que estude a possibilidade de ampliar urgentemente o número de linhas fixas em nossos bairros principalmente no NOVO CENTRO. E em outro ofício para que ele interceda junto a operadora VIVO em favor da população taquaritubense, para que seja implantada as redes 3 G em nosso município, uma vez que nosso estado tem esta prerrogativa. ( vereadores: Prof.Odair, Drª Marli e Dona Lena).
Empresas de Taquarituba pagarão apenas 1% de juro ao ano para recuperação do setor produtivo
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia esteve em Taquarituba no ultimo dia 05 de novembro, em reunião com empresários afetados pelo tornado, e anunciou uma linha de crédito especial para reconstrução ou capital de giro para as empresas.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Taquarituba solicita internet 3G.
Para próxima sessão será feito a leitura de um requerimento e assinado pelos vereadores que será destinado a Empresa VIVO para a instalação da internet 3G. Também será encaminhado amanhã para os deputados Edson Giriboni e Dr. Ulisses oficios para se manifestarem apoio a nossa revindicação. O Poder Executivo também irá se manifestar através de um requerimento a Empresa Vivo. Além de tudo, aguardamos resposta da VIVO da primeira revindicação sob o protocolo 20131973193232.
E-mail enviado ao gerente da VIVO.
Considerando que, no estado de São Paulo as operadoras oferecem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços - 3G - já que possuem uma capacidade de rede maior. Considerando que, as redes 3G banda larga permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à internet em alta velocidade. Considerando que, Taquarituba possui aproximadamente 25 mil habitantes, sendo que a grande maioria dos lares possui linhas telefônicas, porém nossa internet ainda não consegue atender as necessidades de nossa população. Ante o exposto, solicitamos os bons préstimos de Vossa autoridade de gerente no sentido de interceder junto à operadora VIVO em favor da população taquaritubense, para que seja implantada as redes 3G banda larga em nosso município, visto que a torre já foi instalada. Considerando tudo isso estaremos enviando através do Poder Legislativo requerimento para a instalação, pois a população cobra, pois cidades vizinhas e até mesmo de menor população já possui tal tecnologia. Pedimos para o Executivo também se manifestar por requerimento junto a empresa VIVO, e amanhã mesmo estaremos oficializando os deputados do PV Edson Giriboni e Dr. Ulisses para interceder junto a essa grande empresa VIVO para atender as reivindicações de nossa população. Sem mais para o momento, aproveitamos o ensejo para renovar a Vossa Excelência protestos de elevada estima e distinta consideração.
Aproveitando o exposto reivindicamos ainda uma maior atenção por parte da VIVO que estude também a possibilidade de ampliar urgentimente o número de linhas fixas para os nossos bairros devido o crescimento de moradias, principalmente para o Bairro Novo Centro.
Odair José de Oliveira
Dª Marli Antonia da Silva
Leni Terezinha de Gódoi
Atenciosamente em nome de nossa população taquaritubense.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos. PARTICIPE...
A primeira reunião para elaborar o novo Plano Municipal de Educação do município de Taquarituba já começou no último dia 05 de Outubro. Ele tem os mesmos princípios norteadores do nacional: valorização dos profissionais e Educação com direito, como instrumento do desenvolvimento econômico, social e como fator de inclusão social. No primeiro momento foi discutido e aprovadas as mudanças para Educação Infantil. MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PAIS E VEREADORES, pois o Plano passará pela Câmara para ser aprovado.
Próxima Reunião - 17 de Outubro de 2013
Local: coordenadoria da Educação de Taquarituba
Horário: 19 H as 21 H
Assunto: Ensino Fundamental I
Aprovado por unanimidade o Projeto de lei para mais 116 unidades habitacionais.
O projeto de lei Complementar Nº 16, de 19 de Setembro de 2013 que autoriza a alienação de imóveis que especifica, por doação à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Nossa cidade foi contemplada com mais 116 unidades habitacionais a serem construídas no mesmo loteamento onde se encontra em construção o Conjunto Taquarituba G, no bairro Santa Virginia. Com a construção dessas unidades serão utilizados todos os 416 lotes da gleba que adquirimos para tal fim. Parabéns ao Poder Executivo (Dr. Miderson) por essa importante ação e concretização para diminuir o déficit habitacional de Taquarituba por implantar o maior projeto de construção habitacional da história de nossa cidade, e o Poder Legislativo aprovou.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Deu na imprensa - 04 de Setembro de 2013
Jornal JS Paulista - Último a usar a palavra, o vereador professor Odair, contou que conversou com vários moradores do bairro Santa Rita. "Esse é um projeto muito importante ao qual me manifesto favorável, pois garante ao cidadão o direito de ter sua casa em seu nome. sei também que esses locais foram visitados pela assistência Social e que foi feito uma análise antes de elaborar este projeto". O vereador também salientou a importância dos vereadores ficarem atentos quanto à data para inscrição nas novas casas populares que tem mostrado-se muito interessante em participar do sorteio. Após as discussões, o projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
DR. MIDERSON SE REÚNE COM VEREADORES
Dr. Miderson se reuniu no dia 29 de agosto 2013, com os vereadores de Taquarituba para discutir a desapropriação de terreno para a implantação de frigorífico no município. O Prefeito informou aos Vereadores que existe uma empresa interessada na implantação de frigorífico em Taquarituba e que foram selecionadas três glebas que atenderia o projeto. As três glebas foram apresentadas para técnicos da CETESB que deram a análise de cada uma. A gleba que mais atendeu aos critérios técnicos foi a localizada próximo à Caribe. O frigorífico quando implantado gerará em torno de 150 empregos diretos além da geração de ICMs para o município. Os Vereadores souberam entender a importância do empreendimento e afirmaram que no que depender do Poder Legislativo para o desenvolvimento os Vereadores estarão sempre dispostos a aprovar projetos dessa natureza.
Foi enfatizada na reunião a importância que Taquarituba vem apresentando como pólo regional de desenvolvimento em diversas áreas como comércio, educação, saúde, indústrias e agropecuária.
Projeto de Lei Nº13, de 26 de Julho de 2013
Dia 05 de Abril de 2013 apresentei uma indicação ao Senhor Prefeito (056/2013)
INDICO ao senhor Prefeito Municipal local,
dispensadas as formalidades regimentais, que estude a possibilidade da reforma
do Centro Comunitários do Conjunto Habitacional Carlos Eduardo. JUSTIFICATIVA:
Senhor Prefeito, tendo em vista o estado de conservação do Centro Comunitário
do Conjunto Habitacional Carlos Eduardo, indico a possibilidade de estudo para
uma reforma do local. Também ouvindo a pequena e humilde reivindicação das
crianças do bairro a possibilidade de colocar duas traves e areia no campinho
de futebol próximo ao local destacado, tendo em vista que as crianças da
localidade foram destaque e vice-campeões do Bom de Bola Bom de Escola, e são
merecedores de tal reforma do campinho de futebol.
Resposta do Senhor Prefeito - 30 de Abril de 2013
Em atenção à indicação 056/13, informamos que os centros comunitários construídos nos conjuntos habitacionais da CDHU são cedidos às associações de Moradores de cada Bairro, cabendo a elas seu uso e sua manutenção. Aprefeitura, entretanto, sempre colaborou nesse sentido e colaborará novamente. Solicitamos ao Nobre Vereador que entre em contato com a Associação de Moradores do Bairro Carlos Eduardo para que a mesma apresente um projeto de utilização do centro Comunitários discriminando as atividades que serão desenvolvidas no local e os responsáveis pelo referido projeto e pela manutenção do espaço.
No mês Maio de os alunos da ETEC Professora Terezinha Monteiro dos Santos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos apresentaram em projeto de estudo com a Câmara municipal uma indicação pedindo(Base no Plano Diretor/Lei 049/06 Art 3º) reforma para o devido uso do Centro Comunitário Carlos Eduardo, pois é preciso transformá-lo numa ambiente protegido e seguro, sendo recebido de forma acolhedora pelos moradores, onde todos pudessem juntos cuidar e desfrutar do local de forma saudável e agradável (local para ocupar os jovens). Alunos responsáveis pela indicação: Alessandra Amaro da Silva, Alessandra de Castilho Veiga Queiroz, André Lucas Nogueira, Bruno Gabriel de campos Garcia, Gustavo Arantes Rocha e Luan Fernandes Mendes.
Foto: alunos ETEC |
Recentemente o Sr. Prefeito Municipal Dr. Miderson apresentou o Projeto de Lei Nº 13, de 26 de Julho de 2013 que dispõe sobre celebração de convênios e dá outras providências, em que no artigo 1º - Fica a Prefeitura Municipal autorizada a celebrar convênios com as associações de moradores abaixo relacionadas, com a finalidade de reforma e/ou ampliação de suas sedes assim como manutenção das mesmas. 1. Associação de Moradores do Parque São Roque e associação de moradores do Conjunto Habitacional Carlos Eduardo.
O projeto está em estudo pelos vereadores e o jurídico para votação....
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Projeto de Lei Complementar regulariza moradias no bairro Santa Rita de Cássia
imagem:www.google.com.br |
sábado, 10 de agosto de 2013
Projeto de Lei Nº 13, de Julho de 2013 (Do Executivo)
Para leitura e estudo na próxima Sessão - Dispõe sobre celebração de convênios e dá outras providências ( Reformas e ampliação das sedes de Associação de Moradores de bairro) - Parque São Roque e Bairro Carlos Eduardo.
Projeto de Lei Complementar Nº11, de 30 de Julho de 2013
Projeto em estudo e para leitura na próxima Sessão - Dispõe sobre criação, extinção e denominação de cargos e vagas no serviço público municipal e dá outras providências.
Dias 10, 17, 24 e 31 de Agosto no Bairro do Porto Taquari - Jogadores Nascidos em: 1998/1999 - 2000/2001 e 2002/2003 . Parabéns Comunidade do Porto Taquari e Secretaria de Esportes de Taquarituba. Uma Copa em homenagem José Rolim. A comunidade organizou uma barraca de salgados e bebidas, onde a renda beneficente a Igreja do Bairro e a Associação de Moradores. No próximo sábado tem a 2ª rodada...vamos prestigiar.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Estudo do Projeto de Lei Complementar Nº 10, de 25 de Julho de 2013 (Do Executivo)
Leitura na próxima sessão dia 12 de Agosto para possível aprovação.
Estudo do Projeto de Lei Complementar Nº 10, de 25 de Julho de
2013
Altera
e extingue Artigos da Lei Complementar Nº 124, de 16 de Setembro de 2010 e dá
outras providências.
Dispõe
sobre o Estatuto, Plano de Carreira, Vencimentos e Salários dos integrantes
do Quadro do Magistério do Município de
Taquarituba e dá providências correlatas
Artigo
7.° - 0 Professor I poderá, desde que habilitado, ministrar aulas de
componente
curricular do campo de atuação de
Professor II, observado os dispostos nos
artigos 35, 38 e 39 desta Lei Complementar.
(alterado)
Artigo 7º - O Professor
poderá, desde que habilitado, ministrar aulas de componente curricular do campo
de atuação de Professor II, observando os dispostos nos artigos 35, 38 e 39
desta Lei Complementar.
CAPITULO
XI
DAS
JORNADAS DE TRABALHO
Artigo 35. Aos Professores
I que atuam no período noturno será atribuída uma jornada
inicial de trabalho docente, podendo,
atendidos os requisitos legais, assumir aulas em carga suplementar no período
diurno, sem ultrapassar a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas, incluídas
as horas de trabalho pedagógico.
(alterado)
Artigo 35. Aos Professores
que atuam no período noturno será atribuída uma jornada
inicial de trabalho docente,
podendo, atendidos os requisitos legais, assumir aulas em carga suplementar no
período diurno, sem ultrapassar a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas,
incluídas as horas de trabalho pedagógico.
Artigo 38. Os Docentes ocupantes
de cargo de Professor I ou Professor II que atuam no período diurno.
estão sujeitos a jornada básica de trabalho docente
(alterado)
Artigo 38. Os docentes
que atuam no período diurno estarão sujeitos à jornada básica de trabalho
docente.
Artigo 39. Os professores,
exceto o professor III, poderão, desde que atendidos os
requisitos legais, assumir aulas a título de carga suplementar, sem ultrapassar
a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, incluídas as horas de trabalho
pedagógico. A remuneração da carga suplementar será pelas horas trabalhadas.
(alterado)
Artigo 39. Os professores, PODERÃO,
desde que atendidos os requisitos legais, assumir aulas a título de carga
suplementar, sem ultrapassar a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais,
incluídas as horas de trabalho pedagógico. A remuneração da carga suplementar
será pelas horas trabalhadas.
Parágrafo Único.
Entende-se por carga suplementar de trabalho, o número de horas
prestadas pelo Docente, além
daquelas fixadas para jornada de trabalho a que estiver sujeito.
CAPITULO
VI –
DAS
SUBSTITUICOES DOS ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO
Artigo 19 - 0 Docente designado para substituir
profissional da Classe de Especialistas de Educação poderá optar pelos
vencimentos do cargo efetivo, incluída, se for o caso, a retribuição referente
à carga suplementar de trabalho.
(alterado)
Artigo 19 - 0 Docente
designado para substituir profissional ou ocupar
cargo da Classe de Especialistas de Educação poderá optar pelos
vencimentos do cargo efetivo, incluída, se for o caso, a retribuição referente
à carga suplementar de trabalho.
CAPITULO
VII
DA
REMOÇÃO
Artigo 20 – A remoção dos
Docentes do Quadro do Magistério, de uma unidade de classificação para outra,
ocorrerá nos seguintes casos:
I- Por permuta, obedecidos os
critérios e épocas definidos pela administração municipal.
II- Por remoção, mediante
indicação, de acordo com classificação em concurso de títulos.
III – Ex-ofício, para os docentes
declarados adidos.
Parágrafo Único: Os incisos
I, II e III deste artigo não se aplicam ao Professor III.
(alterado)
Artigo 20 – A remoção dos Docentes do Quadro do Magistério, de uma
unidade de classificação para outra, ocorrerá nos seguintes casos:
I- Por permuta, obedecidos os
critérios e épocas definidos pela administração municipal.
II- Por remoção, mediante
indicação, de acordo com classificação em concurso de títulos.
III – Ex-ofício, para os docentes
declarados adidos.
(Revogado) Parágrafo Único: Os
incisos I, II e III deste artigo não se aplicam ao Professor III.
Artigo 23. - 0 concurso de remoção sempre deverá preceder o
de ingresso e/ou de acesso, de sorte que
somente as vagas remanescentes da remoção poderão ser oferecidas ao Professor
III que atenda aos requisitos do
Parágrafo Único do artigo 6º , que então passará á classe de Professor I.
(alterado)
Artigo 23. - 0 concurso de remoção sempre deverá
preceder o de ingresso.
CAPITULO
X
DAS
ESCALAS DE VENCIMENTOS
Artigo 28 - Os valores dos vencimentos ou salários dos
servidores abrangidos por esta Lei Complementar são os fixados na Escala de
Vencimentos - Classe de Docentes e na Escala de Vencimentos - Classe de
Especialistas de Educação, constantes dos Anexos II e III, na seguinte conformidade:
I -Anexo II - Escala de
Vencimentos - Classe de Docentes, composta por:
a) Tabela I - Aplicável aos
professores I e III, em jornadas inicial ou básica de trabalho
docente, que possuem habilitação
específica do cargo em nível de ensino médio.
b) Tabela 2 - Aplicável aos
professores I, II e III, em jornadas inicial ou básica de
trabalho docente, que possuem habilitação
específica do cargo em nível superior.
II - Anexo III - Escala e
Vencimentos - Classe de Educação Especialista, aplicável ao
Diretor de Escola e Supervisor de
Ensino.
(alterado)
Artigo 28 - Os valores
dos vencimentos ou salários dos servidores abrangidos por esta Lei Complementar
são os fixados na Escala de Vencimentos - Classe de Docentes e na Escala de Vencimentos
- Classe de Especialistas de Educação, constantes dos Anexos II e III, na
seguinte conformidade:
I -Anexo II - Escala de Vencimentos
- Classe de Docentes, composta por:
a) Tabela I - Aplicável aos
professores I e III, em jornadas inicial ou básica de trabalho
docente, que possuem habilitação
específica do cargo em nível de ensino médio.
b) Tabela 2 - Aplicável aos
professores I, II e III, em jornadas inicial ou básica de
trabalho docente, que possuem habilitação
para o exercício do cargo em nível
superior.
II - Anexo III - Escala e
Vencimentos - Classe de Educação Especialista, aplicável ao
Diretor de Escola e Supervisor de
Ensino
Artigo 40 - 0 Professor
I que ministrar aulas a titulo de carga suplementar, terá retribuição
referente a essas aulas calculadas com base na tabela e nível em que estiver
enquadrado na Escala de Vencimentos - Classe de Docentes,
Parágrafo Único. 0 valor
da hora-aula a que se refere este artigo correspondera a 1/120
(um cento e vinte avos) ou 1/150
(um cento e cinquenta avos), dos valores fixados para respectiva jornada de
trabalho docente.
(alterado)
Artigo 40 - 0 Professor
que ministrar aulas a titulo de carga suplementar, terá retribuição referente a
essas aulas calculadas com base na tabela e nível em que estiver enquadrado na escala
de Vencimentos - Classe de Docentes,
Parágrafo Único. 0 valor
da hora-aula a que se refere este artigo correspondera a 1/120
(um cento e vinte avos) ou 1/150
(um cento e cinquenta avos), dos valores fixados para respectiva jornada de
trabalho docente.
CAPITULO
XII
DA
CLASSIFICAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Artigo 44. Para fins de
atribuição de classes e aulas., as Docentes serão c1assificados nos respectivos campos de atuação, observada a
seguinte ordem de preferência"
I - Titulares de cargo
1. Professor I
2. Professor II
3. Professor III
II - Admitidos em caráter
temporário.
§ 1º Para c1assificação dos docentes mencionados
no inciso I, serão considerados além do tempo de serviço no magistério público
municipal de Taquarituba, os seguintes títulos:
I - Certificado de em concurso
público municipal, específico no campo de atuação das classes e/ou aulas a
serem atribuídas.
II - Certificados de aprovação de
outros concursos da área do magistério público do
município de Taquarituba (máximo
de três).
III- Cursos de capacitação de no
mínimo 20 (vinte) horas e palestras homologados pela
Coordenadoria da Educação do
Município ou órgão que a venha substituir, realizados nos últimos 03 (três)
anos.
IV - Conclusão de curso de
especialização ( Pós-graduação Lato-Sensu), de no mínimo 180 (cento e oitenta)
horas relativo à área da educação.
V -Diplomas de mestre e doutor,
relativos a área da educação
§ 2.° A primeira fase de
atribuição de classes e aulas dar-se-á na unidade escolar, aos
Professores I e II,
onde estão classificados os respectivos cargos para composição da jornada de
trabalho docente,
§ 3.° 0 professor III
participará da atribuição apenas em nível de município,
(alterado)
Artigo 44. Para fins de atribuição de classes e aulas., as
Docentes serão c1assificados nos
respectivos campos de atuação, observada a seguinte ordem de
preferência"
I - Titulares de cargo
II - Admitidos em caráter
temporário.
§ 1º Para c1assificacao dos docentes mencionados
no inciso I, serão considerados além do tempo de serviço no magistério público
municipal de Taquarituba, os seguintes títulos:
I - Certificado de em concurso
público municipal, específico no campo de atuação das classes e/ou aulas a
serem atribuídas.
II - Certificados de aprovação de
outros concursos da área do magistério público do
município de Taquarituba (máximo
de três).
III- Cursos de capacitação de no
mínimo 20 (vinte) horas e palestras homologados pela
Coordenadoria da Educação do
Município ou órgão que a venha substituir, realizados nos últimos 03 (três)
anos.
IV - Conclusão de curso de
especialização ( Pós-graduação Lato-Sensu), de no mínimo 180 (cento e oitenta)
horas relativo à área da educação.
V -Diplomas de mestre e doutor,
relativos a área da educação
§ 2.° A primeira fase de
atribuição de classes e aulas dar-se-á na unidade escolar onde os professores tem seus respectivos cargos
classificados para composição da jornada de trabalho docente,
§ 3.° 0
professor a quem não tenha sido atribuída classe livre participará
da atribuição apenas em nível de município.
Artigo 45 - lnexistindo aulas em número suficiente para
compor a jornada de trabalho na unidade escolar, o Professor II deverá
participar das atribuições em nível de município, a fim de complementar sua
jornada,
Parágrafo Único - Os Professores II terão preferência sobre os Professores
I para atribuição de aulas a título
de carga suplementar, desde que na sua área de atuação,
(alterado)
Artigo 45 - lnexistindo
aulas em número suficiente para compor a jornada de trabalho na unidade
escolar, o Professor II deverá participar das atribuições em nível de
município, a fim de complementar sua jornada,
Parágrafo Único - Os Professores II terão preferência sobre os demais Professores para atribuição de aulas a título de carga suplementar, desde
que na sua área de atuação,
CAPITULO
XV
DA
GRATIFICAÇÃO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Artigo 49. 0
Professor I e III enquadrado na tabela I do anexo II desta Lei Complementar,
terá direito à gratificação correspondente a 10% (dez por cento) sobre seu
salário, se comprovar possuir escolarização de nível superior ligado a área da
educação. que não aquela utilizada para o ingresso no público municipal
específica de seu campo de atuação.
§ 1." A gratificação de
nível universitário será paga por um único título e devera ser
requerida pelo docente mediante a
apresentação de certificado de conclusão de curso ou diploma universitário.
§ 2.° 0 certificado de conc1usão
de curso terá validade até a emissão do competente diploma, ficando o servidor
obrigado a apresentar aquele documento devidamente registrado no prazo máximo
de 02 (dais) anos, sob pena de ser cancelado o beneficio e procedida a devolução
dos recursos recebidos indevidamente.
(alterado)
Artigo 49. A gratificação de nível universitário será paga ao
servidor efetivo à ordem de 10% (dez por
cento), cujo cargo não exija ou que não tenha sido exigido, para seu
preenchimento, nível universitário.
(Revogado)§
1." A gratificação de nível universitário será paga por um único título e
devera ser requerida pelo docente mediante a apresentação de certificado de
conclusão de curso ou diploma universitário.
(Revogado)§
2.° 0 certificado de conc1usão de curso terá validade até a emissão do
competente diploma, ficando o servidor obrigado a apresentar aquele documento
devidamente registrado no prazo máximo de 02 (dais) anos, sob pena de ser
cancelado o beneficio e procedida a devolução dos recursos recebidos
indevidamente.
CAPITULO
XXI
DOS
AFASTAMENTOS
Artigo 65. Os servidores
do quadro do magistério da classe de docentes, Professor I,
poderão ser afastados do exercício de seus cargos, respeitando o interesse da
administração municipal, para os seguintes fins:
(alterado)Artigo
65. Os servidores do quadro do magistério da classe de docentes, poderão ser afastados do
exercício de seus cargos, respeitando o interesse da administração municipal,
para os seguintes fins:
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Hoje...
Hoje eu e a vereadora D.
Marli estivemos conversando com o coordenador de obras Pelé sobre uma ponte que
foi levada pelas águas e que agora está em construção (Bairro dos Nunes). Ele
falou que os trabalhos vão recomeçar os trabalhos amanhã. E ele destacou sobre os trabalhos
nas estradas rurais no Bairro do Pedregulho e Baianos, e até nos convidou para
acompanha-lo amanhã. Depois fomos ver os trabalhos no terreno da futura faculdade, e
encontramos uns dos donos (Sergio), que nos mostrou a planta da faculdade. Disse
também que a partir de março de 2013 já estará funcionando cursos técnico. Logo
teremos mais informações, pois ele vai enviar por e-mail os cursos técnicos e os
cursos superiores que irão funcionar. Também destacou a construção do hospital
veterinário. O trabalho está a todo o vapor......
terça-feira, 23 de julho de 2013
Um dia de visita na prefeitura
Hoje realizei uma visita na prefeitura municipal e estive conversando com o Geraldinho, Tatau e Zidilaine sobre vários assuntos de interesse de nossa sociedade. Entre eles a sinalização nas proximidades da APAE (placas, redutor de velocidade, sinalização para cadeirantes e um estudo para melhorar o ponto de ônibus na localidade). Outro assunto foi a reiteração da "construção" de lombadas na Rua Waldemir Rodrigues Parque São Roque e na Rua Manoel Joaquim Mendes na Vila São Vicente ( Escola Virginia). Também falamos sobre o Centro Comunitário do Bairro Carlos Eduardo, que no inicio do ano enviei uma indicação de reforma, e foi respondida, só que deveriamos elaborar um projeto de uso juntamente com os moradores. E que os alunos da ETEC (Turma Jurídica) em seus estudos na escola elaboraram uma indicação em parceria com o Legislativo para reforma de tal centro. E hoje Tatau destacou que está novamente respondendo a todos, e que o Centro Social vai ser reformado, só que precisamos restabelecer a comissão de bairro para começar as reformas. E sobre os estatuto do professor, Geraldinho informou que está sendo formada uma comissão de professores para resolver a situação como manda a lei em nosso município. Observei ainda comentários que pessoas de fora estavam observando e analisando o nosso trânsito. Agradeço a todos pela recepção.
Conferência Nacional de Educação - Fase Intermunicipal - Itu
Por que participar da CONAE (Conferência Nacional de Educação 2014)?
Com a realização da CONAE 2014, o Ministério da Educação, os movimentos sociais e seus parceiros institucionais garantem um espaço democrático para que toda sociedade expresse sua opinião e participe da organização da educação Nacional. Fortalecer o debate sobre as necessidades educacionais para implantação das políticas públicas, contribuindo assim com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E Taquarituba esteve representada em Itu por trabalhadores da Educação. Coordenadora Municipal de Educação Prof. Graça e a Professora Flavia representando os professores do municipio, Sidney e Tete representando os pais de alunos, odair representando os trabalhadores da educação do estado e Fabiano e Andreia representando o curso superior (Cenaic). E Taquarituba estará sendo representada na próxima fase em São Paulo por um trabalhador da Educação (Prof.Odair e um pai de aluno (Tete).
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Grandes Mestres...
Como Lao Tsé, Chuang Tsé, Lieh Tsé - "Ação sem ação". Você não está realizando nenhuma ação, mas algo está acontecendo. E quando as coisas acontecem por sim mesmas, elas têm uma beleza, porque no fundo delas está a liberdade. Se a pessoa acenou, se a pessoa sorriu, você não está lhe pedindo que faça isso; ela é totalmente livre para não olhar para você. Mas há uma sincronicidade entre os corações.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Poder, Política e Mudança....
Nenhuma pessoa criativa, inteligente, busca poder. Nenhuma pessoa inteligente está interessada em dominar os outros. Seu principal interesse é conhecer a si mesma. Por isso, as pessoas com a mais alta qualidade de inteligência buscam o misticismo e as mais medíocres buscam o poder.
Câmara aprova três projetos de Lei
http://www.camarataquarituba.sp.gov.br/index2.php?pag=T1RVPU9EZz1PV0k9T1RrPU9UUT1OMlE9T0dNPU9XST1PR1U9T0dNPU9HWT1PV009T1dZPQ==&&id=78
Foi ainda aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 08/2013, que dispunha sobre a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo eLegislativo, buscando sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. O vereador Professor Odair falou da importância desta Lei já que em seu artigo 21, fala sobre o aumento da despesa com pessoal, que poderá ser realizado mediante lei específica, desde que obedecidos os limites previstos na Lei Complementar nº 101, e cumpridas suas exigências, incluindo a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estruturas de carreiras; “isso vai de encontro às discussões sobre o caminho a seguir para atendimento das demandas dos professores. Precisamos buscar soluções, estudando o Estatuto dos Servidores, o Estatuto do Magistério, ouvindo a Coordenadora e o Poder Executivo na busca de ideias para solucionar essa questão”.
Foi ainda aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 08/2013, que dispunha sobre a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo eLegislativo, buscando sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. O vereador Professor Odair falou da importância desta Lei já que em seu artigo 21, fala sobre o aumento da despesa com pessoal, que poderá ser realizado mediante lei específica, desde que obedecidos os limites previstos na Lei Complementar nº 101, e cumpridas suas exigências, incluindo a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estruturas de carreiras; “isso vai de encontro às discussões sobre o caminho a seguir para atendimento das demandas dos professores. Precisamos buscar soluções, estudando o Estatuto dos Servidores, o Estatuto do Magistério, ouvindo a Coordenadora e o Poder Executivo na busca de ideias para solucionar essa questão”.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: \'O que fiz hoje pelos outros?
Martin Luther King
Síntese em relação averiguação dos fatos da Zona Azul no Legislativo.
Sessão do dia 13 de Maio - Levantado suspeita em relação a arrecadação da Zona Azul. E que foi apresentado por alguns vereadores, o requerimento para o Poder Legislativo convocar 4 pessoas para prestar esclarecimentos sobre os fatos. No momento questionei a importância de averiguar mais, antes de convocar as pessoas, e também relatei que teríamos que tomar cuidado ao falar os nomes das pessoas na tribuna, pois lançar nomes ou nome perante a sociedade e imprensa seria perigoso. E que não estaria de acordo em convocar todas essas pessoas para ouvir, e disse que o correto seria só convocar o responsável pelo setor para contar ou relatar os fatos de funcionamento da Zona Azul. O requerimento foi retirado. Também questionei a não convocação da nova funcionária, pois estava iniciando a pouco tempo no setor, e que verificaria o seu trabalho depois de alguns meses. Pois a questão era o passado na organização e arrecadação da Zona Azul. Fui interpretado mal. Também disse que estaria constantemente na prefeitura averiguando os acontecimentos, e que pelo levantamento dos balancetes do coordenador de obras realmente não teve dinheiro da Zona Azul depositado na conta da prefeitura. Contribuindo para os fatos. Na Sessão do dia 27 de Maio - O requerimento foi reapresentado o nome da funcionária Zidilaine (Nova Funcionária na Zona Azul) foi retirado, só que pelo expediente, não deu tempo para a votação, e que novamente eu seria contra, pois ainda constava nomes que não deveriam ser ouvidos. E, verificando na prefeitura, constatei que realmente foi aberta uma auditoria para averiguação do não depósito do dinheiro da Zona Azul (fui varias vezes e bem recebido em relação ao caso). Sessão do dia 10 de Junho - Novamente o requerimento foi apresentado com os nomes de três pessoas (Coordenador, suspeita,). Ai foi verificado que os requerimentos apresentados até então, eram inconstitucionais, pois segundo o art.26 da Lei Orgânica, o Poder Legislativo só poderá convocar com 72 horas de antecedência os Secretários Municipais ou ocupantes de cargos da mesma natureza. Usando o bom senso entre os vereadores, foi retirado os nomes de mais duas pessoas, e ficando somente o nome do coordenador de obras para prestar esclarecimento sofre os fatos, assim como manda a lei. E a votação foi unanime entre os vereadores. Sessão do dia 24 de Junho - A Câmara recebe o resultado da auditoria da prefeitura (Empresa FOCO - cidade de Lucélia), mostrando que realmente teve um desvio de dinheiro, e o executivo abriu processo para apurar os fatos na Promotoria Pública. Ouvimos o Coordenador de Obras relacionado no requerimento que contribuiu com as informações, que na minha opinião falou tudo o que os vereadores já sabiam dos fatos apurados pela empresa, pelo Legislativo e Executivo do dinheiro da Zona Azul. Agora cabe a Promotoria Pública.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Deputado Edson Giriboni recebe membros do PV de Taquarituba.
Hoje estivemos na cidade de Itapetininga, e fomos muito bem recebido em seu escritório pelo deputado do Partido Verde Edson Giriboni. Levamos vários ofícios pedindo emendas parlamentares para as nossas instituições que desenvolvem um trabalho social em nossa cidade (Santa Casa, APAE e Asilo). Além dos pedidos (ofícios) conversamos vários assuntos politicamente ligados a nossa região e ao nosso município, dentre eles Segurança, Meio Ambiente e o Social. Um encontro objetivando estar sempre em sintonia entre o poder municipal (Executivo e Legislativo) com o poder estatual. Pois o nosso PV está em constante crescimento em nosso estado de São Paulo e já é o terceiro partido em destaque, principalmente em nossa região (Bacia dos 13). Tanto eu, Prof.Odair (vereador), Ludiney (presidente do PV em Taquarituba) e o jovem Dr. Sandro (Jurídico do PV) ficamos contentes pela recepção do nosso deputado Giriboni, que tanto já ajudou Taquarituba e afirmou que continuará fortalecido para o desenvolvimento de nosso município e da região.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Deputado Dr. Ulysses Tassinari (PV) visita Taquarituba.
Facebook da APAE - Visita ilustre nesta tarde, Vereador Odair Oliveira Prefeito Doutor Miderson, Ulisses Dep Ulysses Tassinari (PV), vendo de perto o trabalho da Instituição. Nosso muito obrigado pela emenda que permitiu a compra dos veículos. Gratidão de toda Diretoria, equipe e alunos.
Prof.Odair, Sônia e D.Lena (convidada) no encontro regional do PV
Deputado Dr.Ulisses, Sonia(PV), D.Lena (PSDB) e Prof.Odair (PV) |
Com a presença de dirigentes da executiva estadual, deputados, prefeitos, vereadores, secretários de governos municipais, dirigentes municipais e ativistas, foram referendados, nas dependências da Câmara Municipal de Itapeva, os novos coordenadores da Bacia 13. O Evento aconteceu na tarde do último sábado (25).
Sonia (PV), Deputado Giriboni (PV), D.Lena (PSDB) e Prof.Odair (PV) |
A Regional 13 pertencente a bacia do Alto Paranapanema e conta com trinta e quatro cidades (34). Com um contingente de aproximadamente 0,6 milhões de eleitores, terá como tarefa, para as eleições de 2014, indicar e acompanhar a campanha de dois (2) candidatos ao parlamento estadual e dois (2) candidatos à Câmara Federal, além de dar o devido suporte as candidaturas majoritárias da legenda.
Foram ratificados os nomes de seis (6) coordenadores que, sob a orientação do Conselho Regional em exercício, composto por todos os presidentes municipais da Bacia 13 (34), executarão os trabalhos para o biênio 2013/2014. São eles: Rodrigo Tassinari, também eleito como porta voz da coordenação; Rose, de Angatuba; Getúlio, de Itaporanga; Giriboni, de Itapetininga; Beth, de Pilar do Sul; Maria Antonia, de Tejupa e Branco, de São Miguel.
domingo, 12 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Projeto Vereador Mirim - Tramitando no jurídico da Câmara.
Sabe-se que o povo brasileiro tem mostrado
ultimamente um grande descontentamento com seus representantes nos órgãos do
Poder Político, haja vista um sem número de abusos perpetrados por aqueles que deveriam buscar o
benefício do povo. Entretanto, mesmo diante destes dissabores, nossa população
mostra cada vez mais apatia em relação à Política, entendendo suficiente
somente exercer seus direitos políticos através da manifestação por meio do
sufrágio universal, periódico e secreto. Entretanto, a verdadeira cidadania vai
além do direito de votar e de ser votado. Atinge também a faculdade de
fiscalizar os detentores temporários do Poder Político, cobrando-os em suas
atuações e exigindo que o exercício da representação política se dê
efetivamente em benefício do povo. E
para formar esta consciência política e imprimir nela este senso de
participação, é preciso investir na formação da consciência de nossos jovens. Visando promover
a politização destes, os futuros cidadãos taquaritubenses e brasileiros, é que
se apresenta o presente Projeto de lei.
sábado, 27 de abril de 2013
Aldeia Tekoa-Porã
Eu, minha família e amigos taquaritubenses estivemos visitando a aldeia Tekoa-Porã e fomos muito bem recebidos pelo Cacique Darã e todos os indígenas da aldeia. Foi um momento muito grandioso conhecer e ficar amigo de pessoas ligadas aos nossos melhores amigos, pois o seu Reynaldo é um frequentador e amigo do Cacique Darã. A verdadeira felicidade é ter grandes amigos, e ouvir de uma jovem (minha filha) que gostou muito da aldeia e quer voltar com suas amigas. Através de um amigo encontramos outros amigos. Parabéns Cacique Darã pela liderança em sua aldeia.
Câmara MIRIM 2013 - Deputado Federal
O principal trabalho de um deputado é fazer leis. Para te ajudar a entender melhor como a Câmara funciona, o Plenarinho criou um projeto muito legal. É o Câmara Mirim. Por meio deste projeto, o Plenarinho convida, a cada ano, alunos de todo o Brasil para aprenderem um pouco mais sobre isso.
Para participar, você deve estar matriculado do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, além da vontade de criar uma lei que melhore alguma coisa ou combata algum problema do nosso país. É bem simples! Os projetos recebidos são avaliados em setembro, por uma comissão que escolhe os três melhores para serem levados à votação no Plenário da Câmara dos Deputados.
Mas você não precisa ser um dos vencedores para participar. Já estão abertos os prazos para que escolas e câmaras mirins municipais de todo o país possam se inscrever para participar de um sorteio, que vai escolher 400 crianças que também vão ser deputadas por um dia, que vão discutir e votar os projetos escolhidos. Click no link
http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim
http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim
Assinar:
Postagens (Atom)